Pesquisar

O Projeto Meros do Brasil tem como principal objetivo a conservação dos meros e dos ambientes costeiros e marinhos por meio da realização de ações de pesquisa, educação e comunicação.

O Projeto surgiu em 2002, tendo em vista o cenário de declínio dos meros na costa brasileira, por meio de um grupo de pesquisadores no estado de Santa Catarina. A iniciativa buscava viabilizar recursos para a pesquisa e conservação dos meros no limite sul de ocorrência desta espécie no Oceano Atlântico Ocidental.

Em 2017, o IMB passou a ser o responsável legal pelo Projeto, que, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, ampliou a área de estudo para nove estados da costa brasileira. A realização de estudos de maior amplitude tem permitido atuar não somente na conservação dos meros, mas também dos ambientes marinho-costeiros associados como manguezais, recifes de corais e costões rochosos.

O Projeto Meros do Brasil é realizado por nove instituições que trabalham juntas por meio de uma rede de parceria técnica e científica em seus diferentes pontos focais. O Projeto conta também com a parceria de mais de 60 instituições apoiadoras nos desafios de pesquisa e conservação de uma espécie que é distribuída amplamente em praticamente todo o litoral brasileiro.

Atualmente, os meros são tidos como um símbolo de conservação e proteção dos ambientes costeiros e marinhos no país. Esse resultado foi possível graças à pluraridade de olhares e aspirações compartilhadas entre a academia (onde surgiu), sociedade (para quem se destinam os esforços de conservação dos meros e ambientes marinhos e costeiros) e a iniciativa privada e governamental que suportam, apoiam e acreditam na realização das suas ações.

Coordenação: Maíra Borgonha
Fonte financiadora: Petrobras – Programa Petrobras Socioambiental
Parcerias: Universidade Federal do Pará (Pará); Universidade Federal de Pernambuco (Pernambuco); Universidade Federal de Alagoas (Alagoas), Movimento Cultural Arte Manha (Bahia); Universidade Federal do Espírito Santo (Espírito Santo); Associação Amigos do Museu Nacional (Rio de Janeiro); Instituto de Pesca (São Paulo); Museu de História Natural Capão da Imbuia (Paraná) e Instituto COMAR (Santa Catarina).
Período de realização: 2017-2020
Website: http://www.merosdobrasil.org/
Facebook: https://www.facebook.com/projetomerosdobrasil
Instagram: @merosdobrasil
Youtube: https://www.youtube.com/user/ProjetoMerosdoBrasil/featured

plugins premium WordPress