Pesquisar

Conservação do peixe-papagaio endêmico e ameaçado de extinção Scarus trispinosus nos recifes da APA Costa dos Corais (Pernambuco e Alagoas) com foco no Plano de Ação. Nacional para Conservação dos Ambientes Coralíneos – PAN Corais

Scarus trispinosus (Perciformes:Scaridae) um peixe endêmico do Brasil conhecido como budião-azul ou bico verde está entre as espécies de peixe-papagaio mais ameaçada do mundo e se encontra como em perigo na lista da IUCN, na lista da portaria 445 do MMA e como espécie prioritária para conservação no PAN Ambientes Coralíneos.

Com base em declínios medidos em vários locais da costa brasileira, estima-se que a população global desta espécie tenha diminuído em pelo menos 50% nos últimos 20 a 30 anos (três gerações de duração). Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo implementar ações prioritárias de conservação do peixe-papagaio endêmico e ameaçado de extinção Scarus trispinosus nos recifes da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) com foco no PAN Corais.

As ações do Projeto se concentram em três frentes principais: (1) Pesquisa para melhor compreensão do uso de habitat e comportamento da espécie: Dados de ocorrência e distribuição serão utilizados para um mapeamento de áreas prioritárias para conservação (ex. berçário, alimentação, reprodução). Os dados adquiridos irão compor mapas de modelagem matemática para áreas prioritárias para conservação dentro da APACC, visando ações de gestão e manejo como subsídios para o zoneamento e estabelecimento de áreas de recuperação da biodiversidade (áreas “no take”); (2) Resgate do conhecimento tradicional para entender o declínio da espécie. Além disso, são executadas ações juntamente com a comunidade pesqueira local, órgãos gestores municipais e federais para implantação do plano de recuperação da espécie. (3) Educação ambiental visando conscientização da importância ecológica do como espécie bandeira. Ações de EA para diferentes públicos como comunidade local (crianças e pescadores) e turistas tem buscado a sensibilização em relação ao budião-azul.

Com uma abordagem holística e multidisciplinar e a combinação de parcerias entre órgãos gestores, academia e ONGs o presente projeto tem buscado alcançar ações concretas de conservação para o Bodião Azul, uma espécie prioritária para conservação e com populações extremamente reduzidas na costa brasileira.

Coordenação: Pedro Henrique Cipresso Pereira
Fonte financiadora: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Parcerias: Projeto Conservação Recifal
Período de realização: 2019 – 2020
Facebook: https://www.facebook.com/projetoconservacaorecifal/
Instagram: @pcrconservacao

plugins premium WordPress