Pesquisar

O Projeto Tubarões e Arraias desenvolveu um audacioso programa de educação ambiental no litoral alagoano voltado a conservação dos elasmobrânquios e seus ambientes.

Para tanto, realizamos a capacitação de professores, através do desenvolvimento de atividades didáticas, palestras, confecção e divulgação de material informativo, inclusive nas redes sociais, em reportagens para portais de notícias, jornais impressos e telejornais.

As atividades de educação ambiental desenvolvidas atingiram mais de 3.000 estudantes e 14 professores de escolas da rede pública e privada de oito municípios que, grande parte, compõem as Áreas de Proteção Ambiental da Costa dos Corais (APACC) e Piaçabuçu (APA Piaçabuçu), além da Reserva Extrativista Marinha Lagoa de Jequiá da Praia (RESEX Jequiá).

Além das atividades didáticas, que tiveram conteúdo teórico e prático, foi doado um kit as escolas visitadas, contendo um pequeno tubarão, Rhizoprionodon porosus, devidamente fixado e conservado em álcool 70%, pele curtida, maxilas e vértebras de tubarões e arraias frequentemente pescados ou comercializados na costa alagoana.

Para cada escola foram desenvolvidas aulas distintas, destacando a história, pontos turísticos e informações gerais de cada município, além das espécies mais comuns de tubarões e arraias, com sorteio de camisetas, adesivos e cartazes educativos. Ao final, além do kit, material didático foi disponibilizado aos professores, buscando facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Também participamos de feiras de ciências e exposições em praças públicas, além de stands no Circuito Penedo de Cinema (2018/2019), com exibição de arcadas dentárias, animais taxidermizados, conservados em álcool e painéis.

Para as ações de informação ambiental e legislação pesqueira utilizamos palestras e exposições em eventos acadêmicos no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL), além de visitas a colônias de pesca e cursos de capacitação de jangadeiros para o turismo em áreas recifais, respectivamente. Curiosidades, esclarecimentos sobre comportamento dos tubarões e arraias, além das espécies protegidas no litoral eram sempre abordados.

Devido a elevada taxa de analfabetismo dos pescadores alagoanos, uma linguagem visual foi desenvolvida para a confecção das palestras, camisetas e cartazes que foram distribuídas entre cerca de 350 pescadores de distintas localidades.

Aproveitamos, também, outros espaços para atingir públicos específicos, como empresários, gestores públicos e políticos, como a Oficina de Sustentabilidade – Agenda Internacional do Desenvolvimento Sustentável na APA Costa dos Corais, realizada na Câmara de Vereadores de Paripueira.

As atividades desenvolvidas valorizaram a cultura e reconhecendo os conhecimentos locais, mesmo que equivocados frente aos tubarões e arraias, buscando compreender suas dimensões, para posteriormente desmistificar e alinhar as informações cientificas com a educação escolar.

Por fim, um fórum virtual voltado a conservação e educação foi desenvolvido para a região, onde esclarecimentos sobre “fakenews”, reportagens e artigos são compartilhados, melhorando a relação entre as diversas comunidades, meios de comunicação e os tubarões e arraias no litoral alagoano.

Coordenação: Cláudio Luis Santos Sampaio
Fonte financiadora: Instituto Linha D’Água
Parcerias: Universidade Federal de Alagoas
Período de realização: 2018
Facebook: https://www.facebook.com/tubaroesearraias/
Instagram: @lic.ufal.penedo

plugins premium WordPress